Já pensou em se exercitar no estilo idade das pedras, que nem a família Flintstones? A Academia Natural do Arpoador, mais conhecida como ‘Academia dos Flintstones’, tem essa proposta. Ela é natural, formada por equipamentos de pedras, cimento e sucata de ferro, além de ser totalmente ao ar livre e de frente para a Praia do Diabo, no Arpoador. A academia tem mais um benefício: é totalmente gratuita.

O nome ‘Academia dos Flintstones’ foi dado pela semelhança às características do programa de televisão Os Flintstones, animação que retrata uma família da idade das pedras. Na academia, a estrutura dos equipamentos é rústica, com pedras, sobras de cimento e outros resíduos, todos usados de forma sustentável.

A prática esportiva na área surgiu há cerca de 50 anos, de acordo com os relatos da comunidade local, mas o lugar era restrito aos militares. Na década de 70, houve abertura ao público em geral. Em 1992, a academia passou por uma reestruturação. O profissional de educação física e fisioterapeuta Abílio Bergamini era quem liderava as atividades na academia, além de fazer a maioria dos reparos e das criações de novos pesos, e estimular pessoas a praticarem, gratuitamente, atividades na área.

Com o falecimento de Bergamini, no ano de 2009, as atividades sociais diminuíram Em 2018, um novo grupo de antigos e novos frequentadores começou a ser formado. Em 2019, uma conta no Instagram da academia foi criada para chamar o público e um grupo interno dos colaboradores para melhorar o diálogo foi criado no Whatsapp. Essa nova fase da Academia Natural recebeu o apoio de uma marca nacional de produtos esportivos, pela doação de um saco de boxe, que se tornou um sucesso e abriu a possibilidade de amantes da luta treinarem no local.

A academia não tem um administrador ou colaborador fixo, mas é mantida e gerenciada de maneira voluntária e participativa. O lugar é sustentado tanto por apoio financeiro quanto por voluntário, como organização e limpeza do local, doação de materiais e a conquista de novos parceiros. Isso é feito através de uma divisão funcional de tarefas. A equipe de colaboradores está sempre aberta para novas adesões.

“Estamos interessados em criar um ambiente acolhedor, na qual as pessoas se sintam bem e cuidem de si e dos outros em sentido amplo.”, disse Cassio Ornelas, um dos colaboradores da Academia Natural.

De acordo com apoiadores do espaço, o objetivo é influenciar todos a terem uma vida ativa e saudável.

“Nossa missão é democratizar a prática esportiva e fomentar um estilo de vida saudável e sustentável para o desenvolvimento da sociedade. O ganho imunológico de malhar exposto ao sol é cientificamente comprovado, ajuda a melhorar a absorção de vitamina D. A proximidade com a praia facilita muitos frequentadores, que se exercitam com trajes de banho e mergulham após o treino. A sustentabilidade é outro ponto importante: nossos pesos aproveitam sobras de materiais de construção civil, embalagens plásticas sem uso, entre outros resíduos nocivos.”, complementou Ornelas.

A Academia Natural do Arpoador funciona todos os dias, 24h, e fica em frente à Praia do Diabo. Os frequentadores do local precisam respeitar as normas contra a Covid-19, com o uso de máscaras e álcool em gel e seguindo as regras estabelecidas pelas autoridades públicas.

Saiba mais sobre a academia no Instagram: @arpexacademia
Entrevista também no site do Orla Rio: http://orlario.com.vc/2021/05/06/academia-dos-flintstones-uma-proposta-diferente/